sexta-feira, 15 de abril de 2011

Cultura grátis por 24 horas na capital (A Tribuna, 15/04/2011


Edição 2011 traz novidades, como o Sepultura tocando com uma orquestra, arena de luta livre no Anhangabaú e pole dance em postes da cidade

Foto: Divulgação - O metal do Sepultura, o ska do Skatalites e o samba de Paulinho da Viola são algumas das atrações da 7ª Virada Cultural em São Paulo

Erick Tedesco A 7ª edição da Virada Cultural Paulista em São Paulo, pela primeira vez na história do evento que oferece 24 horas gratuitas de cultura em diversos pontos da capital, foi adiantada para abril e acontecerá já neste fim de semana, dias 16 e 17. A extensa programação,
com música, teatro, artes plásticas, cinema e dança, começa às 18 horas. A Virada Cultural foi inspirada na "Nuit Blanche", de Paris, que agita anualmente a capital francesa, com atrações que seguem madrugada adentro. Especialmente durante este período, o metrô funcionará sem interrupções.

No evento da Secretaria Estadual da Cultura, são 11 palcos ao ar livre só de atrações musicais, além do coreto do Parque da Luz, o Pátio do Colégio, cinco pistas de dança com DJs e performances em ruas da capital. De novidade, a programação traz o Pole Street, que consiste em apresentações de pole dance em postes da cidade, e uma inusitada arena de luta livre no Anhangabaú, mesmo local onde acontecerão eventos voltados ao público “geek”, o novo nerd, como reunião de fãs-clubes, batalhas viking, desfile de cosplay e até mesmo uma marcha zumbi. O principal destaque vai para o Palco Dimensional, onde acontecerão shows de bandas consagradas desta cultura, como a piracicabana Megadriver.

O stand-up comedy também terá espaço na sétima edição do evento. Um palco no viaduto do Chá receberá 28 humoristas, como Marcelo Médici (que viveu o Mimi na novela "Passione") e Danilo Gentili (do "CQC"). As 12 unidades do Sesc (30 minutos antes de cada sessão, haverá intervenção musical com Thiago Neves, executando trilhas sonoras de filmes clássicos), nove CEUs da Prefeitura e algumas galerias e museus também vão ter programação.

Dentre artistas conhecidos pelo grande público, encabeçam o cast da Virada Cultural 2011 Rita Lee (que faz o show de abertura), Marina Lima, Luiz Melodia, a formação original da banda RPM, Paulinho da Viola, Erasmo Carlos, Sepultura ao lado da Orquestra Experimental de repertório, a cantora cubana Yusa e a banda jamaicana Skatalites, de ska, além da estreia da banda de heavy metal Angra numa Virada.

Na avenida São João, a banda Beatles 4 Ever vai fazer uma maratona em homenagem ao quarteto britânico: tocará todas as músicas, com o figurino de cada época, de todos os discos dos Beatles – e na sequência. Já no cruzamento das avenidas Ipiranga e Rio Branco, o ônibus da dança (que já foi destaque ano passado) pretende bater o recorde de casais bailando ao mesmo tempo: querem pelo menos 2.000 pares.

Três cinemas do “centrão” terão exibições durante as 24 horas de evento. O Windsor, na Ipiranga, por exemplo, homenageará o cineasta de José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Os Museus do Futebol e da Língua Portuguesa vão estender o horário no sábado para 22 horas e meia-noite, respectivamente. Para a organização do público, a prefeitura destacou 500 pessoas da Guarda Civil Metropolitana, 700 seguranças privados, 200 brigadistas e, em parceria com o Estado, 2.000 PMs para fazer a segurança.

SERVIÇO A programação completa da 7ª Virada Cultural em São Paulo está no site oficial do evento:www.viradacultural.org.

Artigo originalmente publicado em tribunatp.com.br
Fonte: A Tribuna, 15/04/2011.
Autor: A Tribuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário