sexta-feira, 25 de junho de 2010

O efeito Copa 2014 (Você S.A. 23/06/2010)



A Ernst & Young divulgou hoje um estudo feito em parceria com a Fundação Getúlio Vargas que traz números impressionantes sobre a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

Curioso que poucos minutos antes de receber a informação da consultoria, eu conversava com uma repórter que contava que vem recebendo cada vez mais emails e contatos via Facebook de amigos estrangeiros, querendo saber das oportunidades criadas pela Copa aqui. Os estrangeiros estão interessados em vir para o Brasil já. Um especial da GloboNews, exibido no último fim de semana, mostrava alunos da escola de negócios da Universidade de Harvard que já estão se mexendo, pensando em montar empresas no Brasil. Tudo em função da Copa de 2014.

Os destaques do estudo da E&Y e FGV:

- Os investimentos diretos realizados no país por conta da Copa 2014 devem chegar a 142 bilhões de reais nos próximos quatro anos.

- Serão gerados 3,63 milhões de empregos-ano e 63,48 bilhões de reais de renda para a população, impactando o mercado de consumo interno.

- Os setores mais beneficiados pela Copa no Brasil serão os de construção civil, alimentos e bebidas, serviços prestados às empresas, serviços de utilidade pública (eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana) e serviços de informação. No total, essas áreas deverão ter incremento da produção de 50,18 bilhões de reais.

- As 12 cidades-sede receberão investimentos de infraestrutura da ordem de 14,54 bilhões de reais, que vão muito além da construção e/ou modernização dos estádios, com significativo impacto sobre os PIBs municipais. Portanto, haverá mais empregos nessas cidades e regiões onde elas estão localizadas.

- Os principais gargalos para a Copa de 2014 no Brasil são a infraestrutura precária do país, os aeroportos caóticos e o serviço de transporte público e privado.

Artigo originalmente publicado no Blog Conversa de Corredor da revista Você S.A.

Autor: José Eduardo Costa.
Fonte: Blog Conversa de Corredor, Revista Você S.A., 23/06/2010.

Assine a Revista Você S.A.
Visite o Blog Conversa de Corredor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário